Conceitos Básicos de uma revenda usando WHM

Conceitos básicos de uma Revenda

Você pode assinar nossos planos de revenda a partir de R$ 29,99 clicando aqui

Quem precisa hospedar mais de um domínio , ou quem quer ganhar dinheiro revendendo hospedagem, obrigatoriamente vai acabar contratando um plano de revenda haja vista o baixo custo e a facilidade de gerenciamento.

Sem chover no molhado, repetindo informações que já estão disponíveis em outros locais do site, cabe observar as seguintes características dos planos de revenda.

Não há limites quanto ao número de domínios que cada revenda poderá hospedar, nem à quantidade de caixas postais, bancos de dados, etc. O único limite que há é físico: a soma do espaço em disco e a da banda mensal de todos os domínios hospedados numa revenda não podem exceder os respectivos limites da conta de revenda.

Cada domínio hospedado na revenda terá o seu próprio painel de controle (o “cpanel”), seu próprio webmail, etc. A revenda terá acesso ao cpanel de todos os seus clientes sem precisar da senha deles, porém o Fantástico e Softaculous não permitirá a instalação de alguns programas nesta modalidade.

Cada revenda poderá ter ou não servidores de nomes próprios, de forma a ocultar dos seus clientes que você usa os serviços daSuperHospedagens.com.

Uma vez de posse de usuário e senha para o WHM, acesse o endereço www.seudominio.com/whm e identifique-se. Você será imediatamente levado ao WHM. Observe que caso esteja por trás de um firewall ou proxy que restrinja o acesso às portas não padronizadas não será possível acessar nem WHM, nem cPanel, nem webmail.

Seu Painel de Revenda

À esquerda da página temos o menu de opções do WHM, e à direita a área em que nossas alterações tomarão forma e efeito.

Não entraremos em detalhes de cada uma das opções, apenas seguiremos um roteiro rápido para a operação do plano de revenda.

1. Preparação dos pacotes

O WHM trabalha com o conceito de “pacotes de recursos” (packages), que facilitam muito a vida na hora de administrar um grande número de domínio (creia, de quatro para cima já é um grande número de domínios). Assim como “na vida real” uma empresa de hospedagem define seus serviços em planos ou pacotes de hospedagem, também o WHM espera que o administrador crie pacotes que definirão os recursos que estarão disponíveis aos clientes.

Role a barra lateral (o menu) e localize a seção Packages. Clique em Add packages e crie um novo pacote de recursos para seus clientes. Cada pacote deve ter um nome que o identifique, pois este será usado posteriormente na criação das contas. A não ser que você saiba exatamente o que está fazendo, modifique apenas os três campos: nome do pacote, limite em disco (quota) e transferência mensal (bandwidth).


Criando Planos para vender a seus clientes


A idéia por trás do conceito dos pacotes, como você deve ter percebido, é a de agrupar domínios com limites iguais sob um mesmo identificador, e quando você precisar alterar os limites de todos igualmente basta modificar o pacote.

2. Criação das contas

Uma vez criados todos os pacotes da sua revenda (pelo menos um é necessário criar), já será possível criar as contas, ou seja, os novos domínios que ficarão sob a revenda. Procure por Create account no menu, e observe com atenção a página que se abre.

Criando as Contas dos  seus clientes

Vale aqui também a regra de ouro para utilização do WHM: se não tem certeza do que é, não mexa nos valores padrão.

Os campos que são imprescindíveis no momento da criação da conta são: o nome do domínio, o nome de usuário (para que os seus clientes tenham acesso a FTP e ao painel de controle), senha e pacote de recursos contratado.

O WHM tentará “adivinhar” um bom nome de usuário para o domínio, baseado no próprio domínio. Particularmente, gosto de modificar esta informação, pois qualquer um com conhecimento superficiais de WHM sabe como deduzir um nome de usuário, o que se não representa uma ameaça por si só, mas que não custa nada evitar, por medida de segurança.

Ele também tem um controle da “força” da senha. Evite senhas fracas (como seqüências de algarismos, datas, etc.). Se possível, utilize a senha sugerida pelo botão Generate Password, que é virtualmente impossível de ser quebrada.

Informe, se possível, um endereço válido para contato, pois nunca se sabe quando essa informação será útil.

Se puder, desabilite as extensões FrontPage no domínio. Elas costumam dar problemas com alguns scripts bastante populares, e custam bastante em termos de processamento.

Jamais desabilite o CGI, ou sites dinâmicos deixarão de funcionar.

3. Criação dos sites e dos e-mails

Agora que você já tem contas criadas, é hora de adicionar conteúdo aos domínios, configurar e-mails, etc.

Isto tudo pode ser feito pelo cPanel, e a maneira mais simples de acessá-lo é visitando http://www.dominio/cpanel. Identifique-se usando o nome de usuário e a senha da conta que deseja modificar, aquela que você criou no passo anterior.


Painel de Controle de cada cliente de sua revenda

Para a criação do site o cPanel oferece basicamente duas opções: a instalação de scripts prontos pelo Fantástico e Softaculous ou a construção do site pelo RvSiteBuilder.

O gerenciamento de e-mails é feito pela opção Email Accounts, que é toda auto-explicativa, não oferecendo dificuldades aos administradores da revenda.

 

Você pode assinar nossos planos de revenda a partir de R$ 29,99 clicando aqui

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Como alterar a senha das contas de hospedagem dos meus clientes no WHM?

Para os casos em que seus clientes esquecem a senha de acesso ao cpanel você poderá...

O que é o Sistema de Controle Financeiro de Hospedagem BoxBilling

Box Billing O Box Billing é um sistema de gestão de clientes, faturamento e suporte que se...

Manual Básico do WHM

O Web Host Manager é o painel de controle usado na administração do seu plano de revenda....

O sistema de afiliados do WHMCS - Saiba tudo como fazer

Vamos dar uma olhada no sistema de afiliados que vem embutido no whmcs e explicar...

Como criar uma conta de hospedagem no WHM?

A principal função do painel WHM. A criação de contas de hospedagem é muito simples, mas para...

Powered by WHMCompleteSolution