O que é JEE, JSE e JME, saiba algumas das especificações java. O que significa e pra quê serve.

Como primeiro artigo, farei uma breve apresentação do Java, mais precisamente do JEE, ou Java Enterprise Edition

Olá pessoal! Como estão? É com prazer que venho até vocês para apresentar o Java Enterprise Edition. Espero que todos se divirtam e aprendam um pouco sobre esse universo saudável e amistoso.

 

Como primeiro artigo, farei uma breve apresentação do Java, mais precisamente do JEE, ou Java Enterprise Edition.

 

Java é uma linguagem de programação, criada pela Sun Microsystems, Inc, voltada para o desenvolvimento de aplicações que rodem ou funcionem em uma série de plataformas, seja Windows, Linux, Unix, Solaris ou Mac, assim como em dispositivos móveis como telefones celulares, PDA´s e mainframes. Graças a essa versatilidade, a linguagem Java conta com três conhecidos ambientes de desenvolvimento: o JSE (Java Standard Edition, que é o ambiente de desenvolvimento mais utilizado, sendo utilizado em Servidores e PC´s), o JEE (voltada para redes, internet e intranets – esta será nosso alvo de estudo) e o JME (Java Micro Edition – Ambiente para desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis como PDA´s e celulares).

Mas o que é um Ambiente de desenvolvimento?

Ambiente de desenvolvimento seria alguma linguagem de programação, ou a plataforma utilizada para desenvolver ou criar alguma aplicação destinada para um fim.

A linguagem Java, como ambiente de desenvolvimento, tem sofrido diversos aprimoramentos desde o seu lançamento, como aumento no número de aplicações e de bibliotecas padrão.

O JEE (Java Enterprise Edition) é a plataforma Java voltada para redes, internet, intranets e semelhantes, sendo assim, ela contém bibliotecas especialmente desenvolvidas para o acesso a servidores, a sistemas de e-mail, a banco de dados, entre outras características. Graças a essas características, o JEE foi desenvolvido para suportar uma grande quantidade de usuários simultâneos.

A plataforma JEE contém uma série de especificações, cada uma com suas funcionalidades distintas, a saber:

- JDBC (Java Database Connectivity), utilizado no acesso e conexão ao banco de dados;

- JSP (Java Server Pages), uma espécie de servidor Web (Servidores Web são as aplicações que permitem a você acessar um site na internet);

- Servlets, que vem a ser o funcionamento dos servidores Web, permitindo a geração de conteúdo dinâmico nos sites.

Mas e o JEE como é?

 

Para quem está a desenvolver uma aplicação JEE simples, os desenvolvedores escrevem muitos códigos adicionais e com isso criam arquivos de configuração. Sendo assim, para se tornar um desenvolvedor JEE, um programador deve estar familiarizado com EJBs e XML. Para quem está iniciando nesse caminho, isso com certeza, representará um grande e prazeroso aprendizado. 

Como podemos notar nesse breve relato, a tecnologia Java é bem abrangente, o que nos permite o desenvolvimento de soluções para uma gama imensa de aplicações. Há tantos recursos, que mesmo desenvolvedores experientes confundem-se em um determinado ponto. Há fóruns e sites especializados no assunto. Além disso, estarei sempre pronto a atender as solicitações ou dúvidas que apareçam. Caso queira mais informações sobre Java, visite o site oficial: java.sun.com.

 

Site oficial: http://java.sun.com/javaee/downloads/index.jsp

 

DEV Kit: http://java.sun.com/javaee/sdk/

 

Veja mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/J2EE



Fonte: JEE – um caminho prazeroso e interessante! http://www.devmedia.com.br/jee-um-caminho-prazeroso-e-interessante/3747#ixzz2dpaugUzi

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Detector gratuito de plágio de trabalhos... pode? rs

Com a popularização da internet cresceu o numero de trabalhos escolares que são cópia de outros...

Curso de Artesanato online grátis

  ARTES E ARTESANATO AULAS DE TRICÔ DA REGINA Aulas, em PDF, para aqueles que querem aprender...

Como Editar Dns no Registro.br

Acesse o Site registro.br - Clique em Acessar Conta: Coloque ID e Senha.- Desça até e Clique...

Ganhe dinheiro com seu site, blog ou até rede social... com google adsense - Curso Grátis

Curso de AdsenseTem um blog que tem muitas visitas e não sabe como extrair o máximo de dinheiro...

Como Configurar Busca Interna No Google Analytics

Olá Pessoal,Muitas pessoas me perguntam como configurar a busca interna no Google Analytics,...

Powered by WHMCompleteSolution